terça-feira, 20 de abril de 2010

Canário Yorkshire

O canário Yorkshire tem a sua Origem nas Ilhas Britânicas condado de York. Há referências aos canários criados no Condado de York a partir de 1820.

Tais canários não tinham, porém, um padrão definido e, em 1897, os criadores resolveram estabelecer o tipo que deveria ser atingido. Logo após surgiu o padrão desenhado por Norman do pássaro denominado York anel.

Utilizando os pássaros existentes, o Bossu e posteriormente, o Lancashire, os criadores conseguiram um pássaro relativamente grande, esguio e de posição erecta mas que dificilmente chegava ao padrão desejado.

Em 1927, Vowles desenhou o segundo modelo com a cabeça mais volumosa, nuca, dorso e cauda alinhados, peito mais proeminente mas com a posição erecta original.

Em 1961, Golding desenhou o modelo que é adoptado até hoje pelos ingleses, onde o prolongamento do dorso não se alinha com a nuca, a cauda parece pressionar as asas para cima, peito com curvatura acentuada, mantida ainda a posição erecta original.

Hoje os canários que ganham na Grã-Bretanha estão ligeiramente diferentes do modelo Golding mas este é o oficialmente adoptado nas ilhas.

Hoje sabe-se que o YORKHIRE tem também no seu padrão genético a influência da raça Norwich, além das citadas acima.

Nomeado após o condado de sua origem, o “Yorkie” foi descrito como “o Guardsman” por causa de seu stance rígido, diz-se que um Yorkshire deve: “deslizar através do anel de casamento de um homem”.

A habilidade do reprodutor encontra-se em produzir pássaros o mais perto do modelo de Golding possível.

A habilidade do expositor encontra-se no treino de um pássaro de modo que indique a posição bold (realce), erecta e o temperamento constante que caracteriza o “Guardsman


Nenhum comentário:

Postar um comentário